Concept-cars esquecidos – Porsche C88 – Cenas de Gajo

Concept-cars esquecidos – Porsche C88

Como amantes de automóveis, concentramos-mos essencialmente em veículos de produção, ou seja, em veículos que podemos comprar e ver nas estradas.

No entanto a historia do automóvel deve também muito aos protótipos, ou concept-cars, quer serviram para testar novas tecnologias, novos designs, e ate às vezes, permitir aos construtores aperceberem-se de que estavam na direção errada.
De forma a homenagear e dar a conhecer estes exemplares, decidimos criar a rubrica “Concept-cars esquecidos”.

Nela, vamos falar de alguns dos mais estranhos, mas também dos mais importantes protótipos que, regra geral, são menos conhecidos.

O primeiro protótipo é o Porsche C88, um pequeno familiar concebido pela Porsche em 1994 para o mercado chinês, como resposta ao convite do governo chinês aos fabricantes internacionais para que estes criassem uma nova linha de automóveis.

porsche-c88-front

O familiar compacto, que foi terminado em apenas 4 meses, era diferente de todos os outros Porsches da altura: tinha 4 portas, não era desportivo e não ostentava o logotipo Porsche em nenhum lado. De forma a respeitar a politica de natalidade chinesa, tinha apenas um assento infantil.

A apresentação foi feita no salão automóvel de Pequim em 1994 pelo então presidente da marca – Wendelin Wiedeking – que aprendeu mandarim para a apresentação.

A ideia da Porsche era a de criar um “Carocha Chinês”, a estratégia da Porsche passou por traçar algumas linhas comparativas entre o C88 e o Carocha (Fusca para os amigos do Brasil: ambos eram simples, baratos, fiáveis e pretendiam motorizar todo um país.

O nome – C88 – era composto pela letra C – que significa China, e pelo número 88, que significa boa sorte na cultura chinesa.

porsche-c88-back

O protótipo passou por varias fases, até chegar a fase final, passando por um motor a gasolina 1.1L de 48cavalos, com uns magníficos 22segundos dos 0 aos 100, que depois passou a 68 cavalos, que permitiu um aumento significativo de performances, e a marca chegou mesmo a planear um motor 1.6 diesel também com 68 cavalos, que nunca chegou a ver a luz do dia.

porsche-c88-specs

O protótipo pode ser visto no museu da marca “Porsche Museum” em Estugarda, na Alemanha.
Nas palavras do diretor do museu, Dieter Landenberger, o governo chinês “agradeceu as ideias grátis” e acrescenta que “se olharmos para muitos dos carros chineses, podemos ver detalhes do C88”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *